COVID-19

o novo coronavírus também chegou ao Brasil e por isso é muito importante saber como evitar o contágio, O bom é que alguns cuidados simples, como usar álcool em gel 70 por cento quando não tiver como lavar as mãos, já ajudam bastante a não ter contato com o vírus causador da doença Covid-19! Quer saber quais são eles? Vem comigo!

Como se prevenir da Covid-19?

O novo coronavírus se espalhou rápido porque muitas pessoas tinham dúvidas sobre como evitar ele, e, como muitas vezes a doença Covid-19 não causa sintomas, é fácil continuar a rotina do jeito normal e transmitir pra outros sem saber. Por isso, todo mundo precisa seguir as medidas de prevenção, viu? Olha só o que a microbiologista Rosana Siqueira orienta fazer pra evitar que o vírus se espalhe:

Lave as mãos com frequência

é preciso lavar por pelo menos 20 segundos com água e sabão, inclusive entre os dedos, o pulso e por baixo das unhas! Faça isso sempre que voltar de lugares públicos, antes e depois de ter contato com outras pessoas e depois de cobrir o rosto ao espirrar ou tossir.

Máscaras:

o uso de máscaras só é recomendado pra quem tá com sintomas ou em casos muito especiais, como quem cuida de pessoas idosas, profissionais de saúde durante atendimento ou mães amamentando, mas pode ser obrigatorio em algumas regiões do Pais.

Use álcool em gel:

quando tiver em algum lugar que não dá pra lavar as mãos, como no transporte público, o ideal é usar álcool em gel 70 por cento! Dá pra encontrar garrafinhas bem pequenas, fáceis de levar na bolsa ou em bolsos, por exemplo. Também é possível usar álcool líquido 70 por cento, viu? Nesse caso, como ele é mais inflamável, é importante ter cuidado.

Cubra a boca e o nariz:

sempre que for espirrar ou tossir, cubra a boca e o nariz com o braço. Use a parte entre o cotovelo e o ombro, sabe? Não coloque a mão no rosto porque isso aumenta o risco de pegar a Covid-19!

Evite aglomerações:

durante esse período, o ideal é não ir a lugares com muita gente, como shoppings e academias. Também evite mercados em horário de grande movimento e tente ficar o máximo de tempo em casa! Limpe com frequência objetos muito tocados: passe o mesmo álcool que eu falei nos celulares, tablets e objetos compartilhados, como o controle remoto da TV. Não dê abraços, apertos de mãos e beijos: por um tempo, pelo menos até a doença deixar de ser uma pandemia, cumprimente as pessoas apenas de longe. Combinado?

Evite contato com pessoas doentes:

quem for diagnosticado com o novo coronavírus deve se isolar e evitar contato com outras pessoas até ficar curado, viu? Isso costuma acontecer em 14 dias, mas esse prazo pode ser maior dependendo da orientação médica, tá?

Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Os principais sintomas do coronavírus são febre, tosse e dificuldade de respirar. Algumas pessoas também podem sentir dores musculares no corpo e na garganta. A perda de olfato, que faz as pessoas sentirem menos cheiros, também tá aparecendo como um possível novo sintoma da Covid-19, mas ainda é necessário que sejam feitos novos estudos pra ter certeza de que isso tem mesmo relação com o novo coronavírus, tá? Mas atenção, muitas pessoas podem não ter sintomas, então, ficar de olho nesses detalhes é muito importante. Em especial pra idosos e quem tem problemas respiratórios ou doenças crônicas, como diabetes, pressão alta ou problemas no coração. Pra essas pessoas, a Organização Mundial da Saúde recomenda a quarentena voluntária mesmo sem apresentar sintoma!

Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Caso esteja sentindo sintomas que indiquem que você possa estar com o novo coronavírus, a recomendação do Ministério da Saúde é ir a um posto de saúde ou unidade básica de atendimento. Lá vai ser feita a avaliação do caso! Se tiver com dificuldades de respirar, avise assim que chegar, combinado?


Copyright © 2024 todos os direitos reservados: BilhetePay